Cabelo Danificado:

O que fazer? Cortar ou Tratar?

É um dilema quando nos apercebemos que o cabelo não está tão saudável como gostaríamos. Pensamos logo em cortar, mas não apetece nada e, na verdade, muitas vezes não é um corte que vai resolver o problema…

O melhor mesmo é ir um passo atrás e perceber o real estado do cabelo, o nível de dano e o que o provocou ou está a provocar. Pode ser apenas uma simples desidratação, tal como acontece com a pele, ou danos maiores, na maioria das vezes por uso repetido de aparelhos de styling ou trabalhos químicos.

Tratando-se de algo mais superficial, apenas nas pontas, um bom (e não necessariamente grande!) corte, pode resolver o problema. Acompanhado pelo início de um tratamento que irá nutrir e hidratar o cabelo e prevenir que o problema se repita.

Agora, quando os danos são maiores, provocados por gestos e trabalhos repetitivos, não é um corte de cabelo que irá resolver. Pode ajudar um acerto nas pontas, mas nestes casos, os danos capilares estendem-se até mais perto da raiz.

E como agir então para tratar do cabelo danificado, e que serve também para prevenção?

  • Escolha o champô adequado. Não só uma solução para cabelo danificado, mas também que vá ao ponto da questão: porque este está danificado: falta de hidratação, trabalhos técnicos, …
  • O que leva ao segundo ponto: opte por linhas profissionais de cabelo. De preferência use gamas completas, pois são produtos que se completam para a melhoria do estado de saúde do cabelo. Os produtos profissionais são mais eficientes, na medida que contam com uma maior concentração dos princípios activos.
  • Lave o cabelo com água morna, pois a água muito quente retira a camada de gordura que protege o fio capilar.
  • Atenção ao uso de secadores e aparelhos de styling. Evite, mas caso seja mesmo necessário, aplique produtos protectores de calor.

Algumas sugestões de produtos que vão ajudar na recuperação dos cabelos danificados, bem como na prevenção:

#1 Gama Kérastase Thérapiste
Composta por champô, condicionador, mascara e sérum, esta linha complementa-se entre si para revitalizar a fibra capilar, deixando-a mais suave e brilhante. Repara os danos anteriores e protege de futuros.

#2 Redken Extreme Cat Treatment
Tratamento reconstrutor de proteína para cabelos danificados. Reconstrói, recondiciona e adiciona força imediata sem acrescentar peso. Ajuda a preparar o cabelo para os serviços químicos de modo a prevenir danos no futuro.

#3 Shu Uemura Sérum Ultimate Reset Cabelo Muito Danificado 
Duo-serúm de reparação extrema para cabelo muito danificado por sobreposição de serviços químicos. O cabelo fica com um toque suave, maleável e com um brilho natural.