Quais as causas e como resolver?

O cabelo seco e desidratado é um problema difícil de resolver e que nos pode afectar em diferentes fases da vida. As causas podem ser várias, mas a boa noticia é que há solução.

Antes de mais, é importante perceber que existem duas situações diferentes: a natural e a estimulada por factores externos. Na primeira são couros cabeludos que produzem pouco sebo, logo o cabelo é mais seco e menos brilhante naturalmente. O que é diferente do segundo caso, cabelos que ficam secos e/ ou desidratados quando a estrutura do fio se altera por motivos externos – ou até mesmo por questões de saúde.

A secura do cabelo acontece porque o pH se altera, as cutículas capilares dilatam e ficam desprotegidas. O cabelo perde o seu revestimento natural de gordura, ficando seco e sem brilho. As causas mais comuns para tal acontecer devem-se a factores como:

  • Poluição/ Exposição ao sol/ Cloro de piscina/ Água salgada
  • Agentes descolorantes, alisamentos e colorações
  • Uso excessivo (e sem protetor térmico) de secador e outros aparelhos de styling
  • Lavagens em demasia e sem produtos adequados para lavar, hidratar e tratar o cabelo

Existem também motivos ligados à saúde, como deficiências nutricionais, distúrbios alimentares, desequilíbrios na tiroide e questões hormonais, como gravidez, amamentação e menopausa.

Para tratar do cabelo seco e desidratado há que ter em mente uma serie de cuidados básicos:

  • Na lavagem: A temperatura da água deve ser morna ou fria, pois a água quente retira gordura do cabelo. Utilizar um champô adequado à necessidade do cabelo, sem saltar o passo do amaciador e máscara – pelo menos uma vez por semana.
  • Ao pentear e secar: Evitar o uso de aparelhos emissores de calor, como secador e máquinas de styling. Caso seja mesmo necessário, usar protector térmico e colocar o aparelho na temperatura mais baixa possível. Pentear o cabelo ainda molhado, com cuidado, desembaraçando das pontas à raiz com pente de dentes largos.

 

As nossas sugestões de produtos para cabelos secos e/ ou desidratados:

1# Kérastase Nutritive Magistral Bain

Champô de intensa nutrição para cabelos muito secos. As suas elevadas combinações de ingredientes ativos conferem uma nutrição intensa nas raízes preparando o cabelo para o tratamento.

2# Kérastase Nutritive Magistral Masque

Tratamento de intensa nutrição para cabelos espessos muito secos. Esta máscara combina ingredientes ativos para um cabelo suave e flexível.

3# Kérastase Nutritive Magistral Créme

Bálsamo para cabelos muito secos, a sua textura única em creme confere uma nutrição intensa enquanto protege das ferramentas térmicas.

4# Kérastase Nutritive Magistral Fondant

Condicionador de nutrição fundamental para cabelos finos muito secos. A sua ação nutre o cabelo em profundidade e confere suavidade ao toque.