Cabelos Danificados: O que causa e como tratar.

 

Um cabelo danificado não passa despercebido: pontas duplas, aparência opaca, dificuldade em desembaraçar, queda e/ ou quebra são os sinais mais comuns. E significa que a fibra capilar está sensibilizada, devido a danos externos, e precisa de cuidados especiais.

Chegar a este ponto pode dever-se a vários fatores, mas os mais comuns são: as colorações, descolorações e o uso frequente de equipamentos que emitem calor – como secadores e aparelhos de styling.

Para tratar, o melhor é mesmo cortar as pontas duplas e adaptar os cuidados de acordo com o motivo dos danos.

 

Cabelo danificado por coloração

Quando o processo é feito por profissionais e produtos de boa qualidade, não é a coloração em si que vai danificar o cabelo. O problema está normalmente no excesso de procedimentos ou no uso de produtos inadequados.

Quando o cabelo já está danificado, o melhor a fazer é reduzir a frequência de retoques da cor, permitindo assim ao cabelo recuperar. Importante também é optar por produtos indicados para cabelos pintados nas lavagens.

 

A nossa sugestão:

 

1# L’Oréal Vitamino Color Resveratrol Shampoo

Champô de proteção e melhoramento da luminosidade da cor

2# L’Oréal Vitamino Color Resveratrol Máscara

Máscara aperfeiçoadora para cabelos com coloração

3# L’Oréal Vitamino Color Resveratrol 10 in 1

Tratamento multi-benefícios para todos os cabelos com coloração

 

Cabelo danificado por descoloração ou calor de secador e placas

Tanto as descolorações como o uso excessivo de aparelhos de calor são motivos para danificar o cabelo.

A descoloração é um processo mais agressivo para o cabelo do que uma coloração comum, pois retira o pigmento do fio e não apenas deposita novas partículas de cor. Por isso, quem passa por este processo tem tendência a ficar com o cabelo danificado e quebradiço com o passar do tempo.

O mesmo acontece a quem usa excessivamente dispositivos de calor, como secador e aparelhos de styling. O cabelo fica danificado porque as altas temperaturas fragilizam e criam falhas nas cutículas protetoras do fio. Isso facilita a perda de água e nutrientes e ainda aumenta a tendência a partir.

Para recuperar a saúde do cabelo nestes casos é fundamental evitar criar mais danos. No caso da descoloração, procure espaçar mais entre retoques. No segundo caso, o ideal será mesmo deixar de usar aparelhos de calor. E, sendo indispensável, aplique sempre um protector térmico.

Para os cuidados em casa, a prioridade é seguir uma rotina de tratamento no banho de forma consistente.

 

A nossa sugestão:

 

4# L’Oréal Absolut Repair Gold Shampoo

Champô de reconstrução instantânea para cabelos muito danificados através da proteína da quinoa dourada

5# L’Oréal Absolut Repair Gold Masque

Máscara de reconstrução instantânea para cabelos muito danificados através da proteína da quinoa dourada

6# L’Oréal Absolut Repair Gold Spray 10 in 1

Spray multi-benefícios – 10 benefícios em 3 blocos: proteção, controlo e tratamento

7# L’Oréal Absolut Repair Gold Creme de Brushing

Creme de brushing reconstrutor e protetor. Finalizante para proteger e tratar enquanto seca o cabelo.

 

 

No dia a dia, o uso de bons produtos para lavar o cabelo, bem como para o proteger das agressões exteriores, é o que vai fazer maior diferença na saúde e beleza deste.

Evite lavar a cabeça todos os dias para não retirar a hidratação natural do cabelo e, quando lavar, utilize produtos adequados – champô, condicionador ou máscara. Procure sempre enxaguar com água morna ou fria – a quente estimula o ressecamento. Finalize com um produto leave-in de uma gama que permita selar o tratamento na fibra e prolongar a durabilidade.