O óleo é um dos produtos finalizantes com mais benefícios na hidratação e nutrição dos cabelos. Rico em vitaminas, penetra profundamente nas cutículas da fibra capilar, aumentando o brilho e a suavidade e eliminando pontas secas e frizz.

Por conta do formato anelado que impede que a oleosidade da raiz chegue às pontas, os cabelos com caracóis (de qualquer tipo, dos mais suaves aos mais fechados) são naturalmente mais secos. Os óleos capilares contam com um poder de nutrição muito poderoso e, por isso, revelam-se tão eficazes e essenciais na saúde e beleza deste tipo de cabelo.

Como escolher o melhor óleo?

O óleo que é usado nos cabelos deve ser especial para essa finalidade.  De uma forma geral, o segredo é optar por uma fórmula que combine com seu tipo de cabelo.

Como usar o óleo como finalizante?

Como o óleo ajuda a selar as cutículas para reter a hidratação no interior do fio e prolongar a durabilidade do toque sedoso, o ideal é usá-lo como última etapa. Para quem não gosta de uma rotina muito elaborada, uma boa opção é usar o óleo como tratamento leave-in.

Cabelo com caracóis mas oleoso também pode usar?

Apesar do mais comum é serem cabelos mais secos, alguns cabelos encaracolados são também oleosos e, por isso, acham que usar um produto em óleo não é necessário. No entanto, cabelo oleoso não significa cabelo hidratado. Tal como na pele, pode ser precisamente o contrário. O melhor é avaliar cada caso isoladamente, pedindo ajuda a um profissional.

Podemos usar um produto em óleo em cabelos curtos?

A regra para usar óleo é sempre no comprimento e nas pontas, independentemente do tamanho do cabelo. Nos cabelos curtos, o ideal é começar com pouca quantidade de produto para ter mais controle na aplicação.

Algumas sugestões de produtos em óleo indicados para aplicação em cabelos com caracóis:

 

1# Shu Uemura Essence Absolue Protective Oil

Nutritivo, protetor e leve, Shu Uemura Essence Absolue contém um enriquecido óleo de camélia para ajudar a proteger as fibras capilares contra o ressecamento, o encrespamento, e os danos causados pelos raios UV. Oferece uma nutrição intensa e protecção contra os danos provocados pelo sol. O cabelo fica mais fácil de desembaraçar, com um brilho único e um toque suave.

2# Loreal Mythic Oil L’huile Richesse

Óleo profissional para disciplinar os cabelos rebeldes e muito secos. Enriquecido com óleo de alperce, óleo de argão e vitaminas E e A, nutre intensamente os cabelos mais secos. O cabelo fica com um aspecto magnífico e controlado.

3# Loreal Source Essentielle Óleo Nourishing Vegan

Óleo Essencial para brilho e nutrição, numa fórmula vegana e sem parabenos, com propriedades detox e anti-oxidante.

4# Enzymotherapy Óleo de Argan Golden Oil

Óleo de nutrição especialmente formulado para proteger o cabelo dos agentes externos e do calor de aparelhos de styling e secadores. Rico em vitaminas e enzimas e sem parabenos, reduz as pontas espigadas, oferece protecção das agressões externas (incluindo térmica) e torna instantaneamente o cabelo mais suave e fácil de pentear.