Sem grandes rodeios, a cosmética biológica e natural é a melhor para o corpo porque são produtos livres de ingredientes/ aditivos sintéticos e altamente prejudiciais, como parabenos, fenoxietanol, ftalatos, sulfato de sódio, vaselina e parafina (derivados do petróleo), entre outros. São os chamados “químicos de síntese” cuja absorção pelo corpo humano tem vindo a ser associada a problemas diversos de saúde, nomeadamente a alguns tipos de cancro.

Alguns aditivos sintéticos (químicos de síntese) que devemos ter especial atenção pela sua nocividade:

Parabenos – agentes de conservação de elevada toxidade conhecidos por irritar a pele e os olhos.

Parafina, vaselina ou petrolatum – óleo mineral derivado do petróleo, usado para dar estrutura e substância aos produtos. São difíceis de absorver pela pele e não são biodegradáveis.

Silicones – óleos e ceras à base de silicone com consistência e propriedades muito variáveis. Nunca são naturais e alguns estudos relacionam a sua absorção a alguns cancros.

Sodium Lauryl Sulfate (Lauril Sulfato de Sódio) e derivados – é um detergente químico, agressivo para as membranas mucosas e responsável por irritações cutâneas e reacções alérgicas.

 

A cosmética biológica defende a pureza de todo o processo de transformação, desde a matéria-prima ao produto final, promovendo o uso de ingredientes biológicos e naturais, sem solventes químicos. Deste modo, podemos dizer que esta é a melhor escolha que podemos dar ao nosso corpo, a mais saudável e benéfica.

 

Algumas sugestões de produtos de corpo biológicos e naturais:

#1 Thalgo Ritual Spa Merveille Arctique Gelée Lactée Hydratante

Gel Hidratante para corpo. Com textura leve, fresca, delicadamente nacarada, que envolve o corpo num véu em suavidade.

#2 Thalgo Defi Fermeté Sculpteur Ventre et Taille

Emulsão de corpo que refina e redesenha a silhueta, com cafeína e complexo silício marinho. Aplicar diariamente de manhã e à noite no abdómen e ancas. Realizar modelagens circulares com as falanges, no sentido do movimento dos ponteiros do relógio, seguido de movimentos de deslizamento no sentido da cintura para o umbigo.

#3 Thalgo Defi Cellullite Soin Expert Zones Rebelles

Gel de corpo que oxigena e desincrusta, com extrato de fucus serratus e de raiz de coleus forskohili. Aplicar de manhã e à noite com massagem circular nas zonas a cuidar: braços, coxas e joelhos.

#4 Thalgo Thalasso & Cuidados Marinhos Gel Duche Marinho

Gel de duche marinho suavizante com PH neutro e extratos marinhos. As impurezas são eliminadas com suavidade, a integridade do filme hidrolipídico é respeitada, a pele fica suave e vivificada. Pode utilizar diariamente na pele humedecida, fazer espuma e enxaguar e pode também ser utilizado como champô.