Saiba tudo Sobre coloração orgânica e vegan

/, Tratamentos de cabelo/Saiba tudo Sobre coloração orgânica e vegan

Coloração vegetal: mais saudável e ecológica!

Pintar o cabelo já não tem de ser sinónimo de agressão capilar e do ambiente, graças às primeiras linhas de coloração 100% vegetal, uma novidade há muito aguardada! Pigmentos de plantas como a Henna, o Indigo e a Cassia são alguns dos ingredientes, numa espécie de reencontro com as origens e com a natureza.

Colorir os cabelos não é coisa de agora. Sabe-se que os egípcios já usavam Henna ou outros pigmentos naturais para imitar Cleópatra e que civilizações antigas como os chineses e indianos recorriam a ervas e raízes para o mesmo efeito. Contudo, no final do século XIX e início do século XX, as substâncias químicas vieram revolucionar este mercado. Surgiram tintas para o cabelo com aplicação fácil, bons resultados imediatos, mas com possíveis efeitos na saúde do couro cabeludo, do cabelo e do organismo.

As tintas sintéticas possuem corantes artificiais, conservantes e também grandes quantidades de solventes, além de outros ingredientes tóxicos que penetram facilmente no organismo, principalmente através do couro cabeludo. Segundo a International Agency for Research on Câncer https://www.iarc.fr/ o chumbo, o formol, o alcatrão ou os parabenos são alguns do mais perigosos para a saúde humana e também do ambiente.

Bem-vindo ao universo da coloração ecológica!

Na coloração vegetal ou orgânica são utilizadas plantas cujas folhas são secas, trituradas e purificadas para extrair um pó. Como os pós obtidos são voláteis e podem ser difíceis de utilizar e de misturar com água, os investigadores conseguiram garantir o seu revestimento com óleo de coco de origem 100% natural. E o resultado é uma pasta com uma textura suave, flexível e mais fácil de aplicar.

Como funciona a coloração vegetal?

Como os dois principais ingredientes são o pó vegetal da planta e água, a coloração vegetal não compromete a integridade da fibra capilar. Quando a água quente é usada para hidratar o pó vegetal, este liberta e dissolve os pigmentos presentes.

Já quando a pasta é aplicada no cabelo, a água presente na mistura dilata a fibra capilar e abre ligeiramente as suas escamas, permitindo a difusão gradual dos pigmentos vegetais para dentro do cabelo.

Quais resultados podem ser obtidos com a coloração vegetal?

  • O resultado, segundo os testes realizados é uma:
  • Ótima qualidade da fibra capilar.
  • Durabilidade da cor.
  • Manutenção do aspeto brilhante.

Diferenças entre a coloração orgânica ou vegan

Dentro desta categoria ecológica e sustentável, convém ainda distinguir as tintas ditas orgânicas ou vegan.

  • Coloração orgânica – é aquela que é fabricada com ingredientes da natureza e que não contém os seguintes ingredientes sintéticos: corantes, fragrâncias e conservantes sintéticos, formol, derivados de propileno e do petróleo, amoníaco, silicone, organismos geneticamente modificados. Além disso, são proibidos os ingredientes que foram cultivados com o uso de pesticidas, adubos e fertilizantes sintéticos.
  • Coloração vegan – é aquela que não foi testada em animais ou resultante da exploração ou do sofrimento dos animais em qualquer fase da produção. Também não pode conter ingredientes de origem animal.

Se quer cuidar da sua saúde, as tintas orgânicas são, sem sombra de dúvida, as mais seguras. O ambiente também agradece!